Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Os livros são caros.

por Etcetera, em 29.07.14

De tempos a tempos, penso comigo próprio: "está na altura de enriquecer a biblioteca cá de casa". Falo em enriquecer não só a estante com mais um livro, mas principalmente expandir os meus horizontes e conhecimentos através das palavras da recente aquisição. Após a leitura de um dos recortes em destaque ( "Um livro é caro?", do blog LER ), tive vontade de manifestar a minha opinião e responder à questão colocada.

 

Assim sendo, após alguma reflexão, concluo que os livros são mesmo um bem demasiado caro. Apesar de serem extremamente valiosos, de nos fazerem sonhar, de nos levarem a viajar estando parados, o seu preço deveria ser mais acessível. Não concordo com as comparações feitas no post supra-citado porque põem em "confronto" bens cujos propósitos são totalmente diferentes. Não é necessário comprar um iphone para se poder telefonar a um amigo ou uma gravata Hermès para ir trabalhar. Existem outros produtos semelhantes que realizam as mesma funções e são bastante mais baratos. Infelizmente, com os livros tal não se sucede com tanta facilidade/frequência. Se quisermos ter acesso a um dado livro ou compramos ou temos de arranjar outros artíficios para o conseguirmos ler. 

 

Eu compreendo que os preços praticados até possam ser os mais "justos" dado que existam muitos gastos associados à publicação de uma obra, que as editoras tem de ter lucros, etc.. Por outro lado, para os compradores o preço de acesso a algo que faz tão bem e pode dar tanto prazer continua a ser elevado. É como querermos diminuir a obesidade infantil e depois os preços dos refrigerantes serem inferiores aos dos sumos naturais. Não combina!

 

Para quem quer desfrutar do prazer de ler um livro sem prejudicar o orçamento, existem algumas opções. Implementar novas rotinas como frequentar a biblioteca e requisitar o título que mais cativar ou combinar um encontro entre amigos para partilhar livros (aqui até se pode ter direito a uma review na hora)...Opções e oportunidades, certamente, não faltam.

Se não se quiser ter este "trabalho", pode sempre optar-se antes por outras leituras como os blogs do sapo, por exemplo.

 

Resumindo, os livros podem ser caros,mas isso não é o fim da história é o início da aventura.

 

Até já.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


17 comentários

Imagem de perfil

Etcetera a 03.08.2014

Dessa forma estava realmente errada, agora já se encontra corrigida. Obrigado pela chamada de atenção.

Comentar post



Ainda em obras...

Sei escrever, mas ainda não sei programar. Aguardem que isto ainda vai ficar "catita"


Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D