Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Foodgrafia

por Etcetera, em 03.08.14

Um dos meus hábitos é ver os recortes em destaque no sapo blogs. Além de ser um forma de ficar a conhecer novos blogs, é uma óptima fonte de discussão e debate de ideias. Não sei se a palavra que serve de título existe ou não, se for uma invenção minha considerem que este momento é  um ao estilo de Mia Couto. Irei agora revelar qual penso que seja a relação que existe entre a comida (food) e a fotografia nos tempos actuais. Tudo isto graças ao post do blog Fora de Série - Mais câmara do que barriga.

 

Os smartphones são cada vez mais comuns. Já é rara, se não mesmo inexistente, a vez que saímos à rua e não vemos pelo menos 1 pessoa com um destes objectos em punho. Ainda para mais, a grande maioria desses indivíduos tem uma conta numa qualquer rede social (Facebook, instagram, entre outras) onde vai relatando as suas experiências quotidianas. Um dos temas mais partilhado é, sem dúvida alguma, a comida. Sob a forma de foto, chegam até nós pratos que não só criam água na boca como deixam um brilhozinho nos olhos.

 

Na minha opinião, esta "moda" não pretende que se cozinhem pratos apenas para agradar à vista e se descure o paladar dos mesmos. No que toca aos chefs, mais do que ao cozinheiro amador, trata-se de uma forma muito inteligente, diga-se de passagem, de marketing. A tecnologia ainda não permite que as provas gastronómicas estejam à distância de um clique. Logo, a única forma de chamar a atenção e criar buzz à volta da nossa cozinha é mesmo desenvolver pratos fotogénicos. Se por acaso algum prato nos chamar a atenção podemos sempre tentar "marcar um encontro" para que não façamos juízos precipitados sobre qual é o paladar da obra-prima visual. A "publicidade" feita por quem já provou é muito menos disseminada, mas talvez mais "fiável".

 

Quanto ao facto de "copiarem" determinada apresentação culinária depois de existir uma imagem partilhada é algo inevitável e algo que, por mim, deve ser visto como motivo de orgulho para o autor. Significa que tinha qualidade e que serviu de inspiração a alguém. Provavelmente já fizemos alguém passar um bom bocado a cozinhar, a marcar um jantar para tentar impressionar amigos com os seus dotes culinários, etc.. E isso, mesmo que "saiba" mal, já é um resultado positivo!

 

 

Assim sendo, espero que hashtags como #foodporn continuem a ver a sua colecção de imagens aumentada inicialmente para deleite da vista e depois para aconchegar o estômago. 

 

Até já.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil
Andam por aí pratos tão bons dá uma vontade imensa de provar, as vezes até evito espreitar que fico logo com uma vontade...
Imagem de perfil

Etcetera a 05.08.2014

Alguns basta vislumbrá-los de relance para que cresça água na boca. Por vezes não há como não ir pelo menos petiscar.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Ainda em obras...

Sei escrever, mas ainda não sei programar. Aguardem que isto ainda vai ficar "catita"


Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D